quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Operação N... : a verdadeira história

Julho de 2011


Fernanda Hernandes de Morais ligou para o Capitão PM Elton assim que percebeu o movimento suspeito, demonstrando a importância da denúncia no trabalho das polícias e da participação da comunidade na preservação da segurança de todos.
O Capitão PM Elton parabenizou a atitude de
Fernanda e agradeceu a confiança no trabalho da PM

Quando se menciona a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana tudo parece muito simples. Espera-se apenas competência no exercício das funções da Polícia Militar, mas não é bem assim que deveria acontecer. São heróis, sim! Homens e mulheres que colocam como objetivo de vida, até morrer em benefício da proteção de pessoas que sequer são suas conhecidas. É muito mais do que ter competência. É ter coragem, conhecer os próprios limites, é colocar-se como barreira para que o mal não atinja o bem... É ter profissionalismo e, acima de tudo, comprometimento. São atitudes referentes a heróis. Tão nobres que às vezes, esquecemos que são seres humanos também. O Policial Militar deveria ter maior reconhecimento, ter suas atitudes positivas focadas com maior intensidade, receber muito mais respeito tanto de autoridades quanto do cidadão comum porque não estão nas ruas como se estivessem apenas sobrevivendo a mais um dia... Estão nas ruas sem saber se existirá volta, sem saber se retornarão aos seus lares e familiares, mas com uma certeza: estão ali, por você!
Tudo isso para justificar uma das operações mais eficazes e enaltecedoras da Polícia Militar, em Guararema, atendida por policiais militares da 3ª Cia do 17º BPM/M: a prisão do fotógrafo americano Richard Joseph Gatt, 55 anos, no dia 11 de julho. Seria uma história de final triste e repercussão internacional, não fosse a denúncia de uma comerciante da cidade e a atenção e comprometimento da PM.
É muito mais comum do que se comenta na mídia, pais raptarem filhos principalmente quando o casal separa-se e possuem nacionalidades diferentes que foi o que aconteceu no caso da criança N..., que é moradora de Guararema.
A operação N... começou no dia 11 de julho quando a empresária Fernanda Hernandes de Morais, proprietária da Padaria Delícias do Chefe, localizada no Calçadão da cidade notou que, já há alguns dias, o americano vinha frequentando o estabelecimento, inclusive, junto com N... que era levada por sua avó para conversar com o pai. Em uma dessas idas à padaria, Richard furtou um molho de chaves pertencente ao comércio que continha uma chave que abria a porta de um cômodo reservado para entrada e saída de funcionários. Esse cômodo dá acesso a um portão voltado para a rua que é ao lado do estacionamento da padaria. O furto foi filmado pelas câmeras instaladas na padaria. Diante da atitude suspeita, quando o americano retornou à padaria, no dia 11, Fernanda entrou em contato com o Capitão PM Elton, comandante do policiamento local que prontamente iniciou diligências juntamente com seus colegas Sargento PM Martins, Sargento PM Serafim e o Soldado PM Clécio. Abordaram o norte americano ainda na padaria, quem demonstrou não entender e nem falar português. Para que fosse estabelecido o contato, foi solicitado um intérprete, o vice-presidente do Conseg de Guararema, Alexandre Augusto Socci, quem auxiliou nas diligências da PM.
Ao lado da padaria, estava o veículo utilizado por Richard, um Gol de placas EVG 2084. Ao ser vistoriado pelos policiais militares, foram localizados documentos do veículo e pessoais, além de duas placas ASR 3865 – Curitiba –PR (de outro veículo), um notebook, celular, câmera fotográfica, 2 modens, 1 mala com roupas, dinheiro e 1 envelope contendo documentos expedidos pelo Consulado brasileiro inerentes a formulário de viagem para a criança.
Imediatamente, foi realizada a pesquisa das placas encontradas no interior do veículo e constatado que tratava-se das placas de um Celta, produto de furto que havia ocorrido no dia 8 de julho, conforme Boletim de Ocorrência da Polícia Civil nº795/11, elaborado pela vítima e, posteriormente, a PM verificou que as placas foram furtadas na pousada onde o americano estava hospedado. Segundo declaração da proprietária do veículo que teve as placas furtadas, ele substituiu as placas por outras: BQA 3506. Testemunhas que atenderam o americano na pousada declararam que ele entrava e saía da pousada a pé não demonstrando qual carro estava utilizando para que não despertasse suspeitas. As diligências policiais foram também à pousada, onde apurou-se que o americano havia abandonado o local sem pagar as despesas, pagas apenas por intervenção policial.
Na máquina fotográfica, inúmeras fotos da padaria, em diversos horários do dia, fotos da fachada da escola onde N... estuda e vários outros lugares supostos cenários para o rapto de N... Em posse de Richard, havia um caderno com anotações que foi examinado pelo intérprete. O caderno continha um "plano" detalhado objetivando levar a menor N... O caderno continha, entre outros detalhes, as frases: "Eu considerei o cenário em como trazer N... para a embaixada de São Paulo dentro de algumas horas depois de ter tido posse dela" e "Antes de eu chegar no Brasil eu já tinha um plano de como tirar N... fora do país". Assim, com tantas evidências, a Polícia Militar localizou a mãe da criança, detentora de sua tutela e ex-esposa do fotógrafo. Ao examinar o formulário de autorização, a mãe afirmou ser falso, pois em momento algum autorizou a elaboração do mesmo e nem sequer assinou. Os policiais militares, então, deram voz de prisão ao fotógrafo que foi ratificada pelo delegado plantonista, Dr. José Carlos Alvarenga, e determinou a apreensão do material localizado, das placas, do veículo requisitando IML para o indiciado e perícia para os documentos falsos, notebook, câmera fotográfica e os modens. Richard foi encaminhado para a Cadeia de Mogi das Cruzes e ainda está preso, sentindo o gosto da prisão brasileira! Segundo o Delegado de Guararema, Dr. Marcos de Almeida Tourinho, Richard também responderá pelo furto das placas do veículo, além da falsificação dos documentos.
Em depoimento, a mãe da criança confirmou que Richard é o pai da criança e que tinha uma visita agendada para as 16h daquele dia. O plano era encontrar a criança, reunir-se com ela na padaria e sair pelos fundos, entrando no carro já estacionado e levando-a para a Embaixada, com tempo hábil para que a avó da criança não percebesse o movimento. Senão fosse a coragem e confiança no trabalho da PM que Fernanda revelou (demonstrando também a importância da denúncia) e a ação com comprometimento dos policiais militares, o final seria realmente dramático. Traria para a vida desta criança e sua família, marcas de tristeza, muitas vezes, irreversíveis.
Vem à tona, toda a introdução da matéria. Se o final tivesse sido triste, a mídia veicularia a matéria com tamanha intensidade! O mesmo não aconteceu porque a ação da Polícia Militar foi maravilhosa! Por isso, enfatizo, é necessário muito mais do que competência! É preciso coragem, compromisso, colocar-se como barreira entre o bem e o mal. E isso, não se adequa aos seres humanos comuns. Lembra mais a palavra: anjos! Mas como são mortais como nós, prefiro chamá-los de heróis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário