Continuou seus estudos, especializando-se em Gerenciamento de Crises; Negociação de Crises com Reféns; Tiro Defensivo; Preservação da Vida; Paraquedismo; Instrutor de Tiro - ADDG; Proteção de Dignatários - TEES; Patrulhamento Tático; Patrulhamento Tático com Motos; Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco; Noções Básicas sobre Explosivos - Órica e Controle de Distúrbios Civis. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e pós-graduado em Gestão Estratégica de Segmento Empresarial ainda termina os estudos para formar-se Bacharel em Ciências do Direito e pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades.
Mesmo designado para o Alto Tietê, o Capitão PM Elton continua morando em Lorena, onde preside a Associação Comunitária de Moradores no bairro onde reside. É casado com a pediatra Dra. Gleice Azevedo e tem dois filhos: Vida,12 e Iago, 10.
O trabalho do Capitão PM Elton tem sido muito elogiado por autoridades, munícipes e colegas de trabalho. Logo que assumiu a 3ª Cia, participou de uma operação que trouxe bons resultados no Núcleo Habitacional Gerbásio Marcelino. Quanto às ocorrências de Guararema, o Capitão PM Elton ressalta que são diversos tipos de ocorrências que acontecem na cidade porém, devido ao trabalho que a Polícia Militar está desenvolvendo para combater o tráfico de drogas, esses registros de ocorrências têm se concentrado mais.
As ocorrências que envolvem menores de idade também acontecem na cidade envolvendo o uso de drogas ilícitas e a ingestão de bebidas alcóolicas. Mesmo assim, o comandante faz questão de salientar que Guararema possui um índice de criminalidade muito baixo.
Para ele, é de suma importância que a população colabore com os trabalhos da Polícia Militar primeiro, no sentido de compreender o serviço dos policiais: "Não queremos que a população sinta-se ultrajada, menosprezada no tocante às abordagens. A abordagem é utilizada como ferramenta para retirar os marginais de circulação", explica, "nas abordagens é que apreendemos objetos ilícitos como armas e drogas". E pede também a compreensão nas abordagens de trânsito pois nelas é que tiram de circulação veículos que não estão em condições de trafegar, trazendo maior segurança para os cidadãos. E afirma: "A presença do Policial Militar nas ruas é notória, logicamente, respeitando os princípios da moralidade e da legalidade. Estamos agindo em prol do cidadão de bem".
Outro ponto que o Capitão PM Elton considera de suma importância é a colaboração dos cidadãos ao passarem informações para a polícia. Existem várias maneiras da população colaborar. Se for uma denúncia, pode ligar para 181, o número do Disque Denúncia. Se for algo que esteja acontecendo no momento, ligar para a Polícia Militar, discando 190. Guararema ainda tem um telefone local que pode ser contatado pelo número 4693-2459 e o Capitão PM Elton também sugere o envio de cartas anônimas para o endereço da 3ª Cia que fica na Rua Dona Laurinda, 260, no Centro de Guararema.
Como cidadãos de Guararema existem alguns cuidados que não costumamos ter por estarmos acostumados a viver tranquilamente como deixar as portas das casas abertas ou as portas dos carros. O Capitão PM Elton diz que "A prevenção é de responsabilidade de todos. A Polícia Militar utiliza as ferramentas que tem mas a segurança pessoal é responsabilidade de todos. Ninguém está 100% seguro. Existem fatores que contribuem para a criminalidade que são: motivação, oportunidade e técnica. Temos que ter consciência de que o marginal também possui inteligência. Então, para podermos nos precaver, devemos criar algumas barreiras e procedimentos que evitam as ações dos marginais. Devemos criar dificuldades para eles não agirem".
Hoje, quem entra na 3ª Cia PM percebe que algumas coisas mudaram. "Quando assumi a Cia, notei que deveria tomar algumas atitudes para melhorar a autoestima e motivar os profissionais que estavam comigo. O ser humano precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas para que sinta-se motivado a trabalhar também. Diante do que constatei, parti para a ideia de que a alimentação deveria ser feita na sede da própria Cia. Nesse sentido, conseguimos alguns colaboradores: Supermercados Mago e Monteiro, Varejão das Carnes, Boutique das Carnes, Mercadinho Erva Doce, Mercadinho Rocha e Quitanda Falero. A Prefeitura nos cedeu uma funcionária da Frente de Trabalho, a Dona Maria que cozinha muito bem. Conseguimos também melhorar o aspecto físico da Cia, reformando-a. Criamos um sistema de avaliação da produtividade individual de cada policial da Cia principalmente dos operacionais, pontuando-se todos os afazeres da profissão policial. Isso faz com que a administração consiga mensurar os policiais que mais se destacaram no mês sendo esses beneficiados como Policial Destaque do Mês, com folga em final de semana e feriados, reconhecimento público e jantares cedidos com concessões de alguns restaurantes".
Motivador, consciente do seu papel como comandante, o Capitão PM Elton tem atingido ótimos resultados aumentando em 300% a prisão de infratores e em 500% as autuações de infrações legais de trânsito. "Tenho sentido que os policiais militares estão colaborando com essas mudanças e quebras de paradigmas, estão interagindo com a comunidade e recebendo aceitação pública do cidadão guararemense, fazendo com que os índices de criminalidade que já eram baixos, caíam cada vez mais. Nosso interesse é fazer uma administração mais transparente possível!", diz o Capitão.
O Secretário Municipal de Defesa Civil, Edson Roberto Pinto de Moraes elogiou o trabalho do Capitão PM Elton dizendo que: "O comprometimento do Capitão com a cidade de Guararema é muito grande mesmo não sendo a cidade em que ele mora e admiro isso. Além desse comprometimento, ele preocupa-se em proporcionar bem-estar aos policiais e tem desenvolvido um bom trabalho para a sociedade, analisando, agindo e acompanhando os resultados", declarou.
Durante as abordagens, os dados dos cidadãos são anotados pelos policiais militares e o próprio Capitão entra em contato com as pessoas para conversar, convidando-as a fazerem uma visita à Cia, integrando assim, Polícia Militar e Comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário