segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Capitão PM Elton: no comando da 3ª Cia PM do 17º BPM/M

  Novembro de 2010

 

Elton Luiz Ribeiro, o Capitão PM Elton, está na 3ª Cia do 17ºBPM/M, localizada em Guararema, desde o dia 13 de julho desse ano quando foi indicado por seus superiores para comandar essa unidade que engloba as cidades de Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. Nascido a 17 de janeiro de 1967, filho do saudoso Policial Rodoviário Federal "Toninho Itajubá" e de Dona Solange, o Capitão PM Elton começou a carreira pública bem cedo quando ingressou, em 1985, no 5º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Lorena. De lá, entrou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 1990, como Sargento, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco formando-se oficial PM em 1994. Trabalhou, então, em diversas cidades como São Paulo, São José dos Campos e Lorena, onde ajudou a criar a Força Tática, em 1997.   
Continuou seus estudos, especializando-se em Gerenciamento de Crises; Negociação de Crises com Reféns; Tiro Defensivo; Preservação da Vida; Paraquedismo; Instrutor de Tiro - ADDG; Proteção de Dignatários - TEES; Patrulhamento Tático; Patrulhamento Tático com Motos; Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco; Noções Básicas sobre Explosivos - Órica e Controle de Distúrbios Civis. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e pós-graduado em Gestão Estratégica de Segmento Empresarial ainda termina os estudos para formar-se Bacharel em Ciências do Direito e pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades.

Mesmo designado para o Alto Tietê, o Capitão PM Elton continua morando em Lorena, onde preside a Associação Comunitária de Moradores no bairro onde reside. É casado com a pediatra Dra. Gleice Azevedo e tem dois filhos: Vida,12 e Iago, 10.
O trabalho do Capitão PM Elton tem sido muito elogiado por autoridades, munícipes e colegas de trabalho. Logo que assumiu a 3ª Cia, participou de uma operação que trouxe bons resultados no Núcleo Habitacional Gerbásio Marcelino. Quanto às ocorrências de Guararema, o Capitão PM Elton ressalta que são diversos tipos de ocorrências que acontecem na cidade porém, devido ao trabalho que a Polícia Militar está desenvolvendo para combater o tráfico de drogas, esses registros de ocorrências têm se concentrado mais.
As ocorrências que envolvem menores de idade também acontecem na cidade envolvendo o uso de drogas ilícitas e a ingestão de bebidas alcóolicas. Mesmo assim, o comandante faz questão de salientar que Guararema possui um índice de criminalidade muito baixo.
Para ele, é de suma importância que a população colabore com os trabalhos da Polícia Militar primeiro, no sentido de compreender o serviço dos policiais: "Não queremos que a população sinta-se ultrajada, menosprezada no tocante às abordagens. A abordagem é utilizada como ferramenta para retirar os marginais de circulação", explica, "nas abordagens é que apreendemos objetos ilícitos como armas e drogas". E pede também a compreensão nas abordagens de trânsito pois nelas é que tiram de circulação veículos que não estão em condições de trafegar, trazendo maior segurança para os cidadãos. E afirma: "A presença do Policial Militar nas ruas é notória, logicamente, respeitando os princípios da moralidade e da legalidade. Estamos agindo em prol do cidadão de bem".
Outro ponto que o Capitão PM Elton considera de suma importância é a colaboração dos cidadãos ao passarem informações para a polícia. Existem várias maneiras da população colaborar. Se for uma denúncia, pode ligar para 181, o número do Disque Denúncia. Se for algo que esteja acontecendo no momento, ligar para a Polícia Militar, discando 190. Guararema ainda tem um telefone local que pode ser contatado pelo número 4693-2459 e o Capitão PM Elton também sugere o envio de cartas anônimas para o endereço da 3ª Cia que fica na Rua Dona Laurinda, 260, no Centro de Guararema.
Como cidadãos de Guararema existem alguns cuidados que não costumamos ter por estarmos acostumados a viver tranquilamente como deixar as portas das casas abertas ou as portas dos carros. O Capitão PM Elton diz que "A prevenção é de responsabilidade de todos. A Polícia Militar utiliza as ferramentas que tem mas a segurança pessoal é responsabilidade de todos. Ninguém está 100% seguro. Existem fatores que contribuem para a criminalidade que são: motivação, oportunidade e técnica. Temos que ter consciência de que o marginal também possui inteligência. Então, para podermos nos precaver, devemos criar algumas barreiras e procedimentos que evitam as ações dos marginais. Devemos criar dificuldades para eles não agirem".
Hoje, quem entra na 3ª Cia PM percebe que algumas coisas mudaram. "Quando assumi a Cia, notei que deveria tomar algumas atitudes para melhorar a autoestima e motivar os profissionais que estavam comigo. O ser humano precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas para que sinta-se motivado a trabalhar também. Diante do que constatei, parti para a ideia de que a alimentação deveria ser feita na sede da própria Cia. Nesse sentido, conseguimos alguns colaboradores: Supermercados Mago e Monteiro, Varejão das Carnes, Boutique das Carnes, Mercadinho Erva Doce, Mercadinho Rocha e Quitanda Falero. A Prefeitura nos cedeu uma funcionária da Frente de Trabalho, a Dona Maria que cozinha muito bem. Conseguimos também melhorar o aspecto físico da Cia, reformando-a. Criamos um sistema de avaliação da produtividade individual de cada policial da Cia principalmente dos operacionais, pontuando-se todos os afazeres da profissão policial. Isso faz com que a administração consiga mensurar os policiais que mais se destacaram no mês sendo esses beneficiados como Policial Destaque do Mês, com folga em final de semana e feriados, reconhecimento público e jantares cedidos com concessões de alguns restaurantes".
Motivador, consciente do seu papel como comandante, o Capitão PM Elton tem atingido ótimos resultados aumentando em 300% a prisão de infratores e em 500% as autuações de infrações legais de trânsito. "Tenho sentido que os policiais militares estão colaborando com essas mudanças e quebras de paradigmas, estão interagindo com a comunidade e recebendo aceitação pública do cidadão guararemense, fazendo com que os índices de criminalidade que já eram baixos, caíam cada vez mais. Nosso interesse é fazer uma administração mais transparente possível!", diz o Capitão.
O Secretário Municipal de Defesa Civil, Edson Roberto Pinto de Moraes elogiou o trabalho do Capitão PM Elton dizendo que: "O comprometimento do Capitão com a cidade de Guararema é muito grande mesmo não sendo a cidade em que ele mora e admiro isso. Além desse comprometimento, ele preocupa-se em proporcionar bem-estar aos policiais e tem desenvolvido um bom trabalho para a sociedade, analisando, agindo e acompanhando os resultados", declarou.
Durante as abordagens, os dados dos cidadãos são anotados pelos policiais militares e o próprio Capitão entra em contato com as pessoas para conversar, convidando-as a fazerem uma visita à Cia, integrando assim, Polícia Militar e Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário