Março de 2011
As abordagens policiais têm contribuído significativamente para a melhoria do policiamento local. Esse tipo de ação policial é legal e contribui com a prevenção de crimes |
Para saber detalhes da fórmula que está dando certo no policiamento da PM local, esta redação procurou seu comandante, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, qual esclareceu nossas perguntas.
D Guararema - Comandante, o que o senhor tem feito para melhorar o serviço policial da PM?
Capitão PM Elton - É preciso estabelecermos critérios de atuação, uma vez que cada comunidade tem seus próprios anseios quanto à Segurança Pública. Em Guararema, notei que, apesar dos índices criminais diminutos, a preocupação era com as drogas, disseminadas por todo o país, não somente aqui. Tive total apoio dos meus policiais e em conjunto desenvolvemos diversas operações policiais de combate às drogas, em todos lugares da cidade, enfraquecendo em muito a venda e uso dos entorpecentes. Continuaremos atuando nessa missão, como forma de diminuir também os crimes correlatos às drogas.
D Guararema - Existem outras preocupações além das drogas?
Capitão PM Elton - Certamente, tudo relacionado à segurança das pessoas e seus bens é do interesse da Instituição Policial Militar. Cuidamos da segurança do trânsito, da integridade das pessoas e manutenção dos seus bens. Zelamos pelo cumprimento das leis, enfim, somos guardiões da Ordem Pública.
D Guararema - Nessa linha de pensamento, qual o plus na atuação da PM local?
Capitão PM Elton - Estamos intensificando os pontos de operação bloqueio e as abordagens policias às pessoas em atitudes suspeitas, transportadas por veículos ou a pé. Estamos implementando o Plano de Policiamento Inteligente, instruído por ferramentas de informações sobre incidência criminal, dados compilados da Secretaria de Segurança Pública, com efetivo emprego dos meios policias onde o crime tem ocorrido; adotamos credibilidade às informações vindas do Disque Denúncia – 181; temos aplicado fielmente a doutrina do Policiamento Comunitário, qual foca aproximação do policial à sociedade, como forma de otimizar o policiamento preventivo. Contudo, são as abordagens policiais que têm contribuído significativamente para melhoria do policiamento local.
D Guararema - Quanto às abordagens policiais, ainda existe aquele cidadão que se acha ofendido?
Capitão PM Elton - Infelizmente sim. São poucos casos, mas ainda existe; a pergunta é pertinente para esclarecimento público, visto que é uma das formas de atuação do policial embasado por legislação própria. Todo policial é um representante do Estado constituído e por assim ser, tem o dever de agir contra as ameaças da Ordem Pública e Paz Social. O Poder de Polícia justifica a ação nas abordagens policiais, que ampara o servidor público no cumprimento das suas funções. Logicamente que é preciso observar procedimentos operacionais para toda ação, além do respeito às leis. Toda profissão tem seus critérios de ação descritos em manuais, igualmente a PM, para preservação de Direitos das pessoas. Entre muitos motivos, a constatação da fundada suspeita determina a abordagem, ou seja, aquilo que foge à normalidade em relação à atitude da pessoa no momento da presença policial. A abordagem policial não foca pessoas, mas sim suas atitudes e deve ocorrer dentro dos ditames da lei, com respeito e técnica. Cabe salientar que hoje em dia, os maiores criminosos trajam boas roupas, usam bons carros e se comportam com tranquilidade na presença dos policiais, por isso, são as atitudes que orientam as abordagens e não mais "o ladrão pé de chinelo". Para finalizar, as abordagens policiais da PM em Guararema, somente ano passado, resultaram na apreensão de 15 armas de fogo, na captura de 13 pessoas procuradas pela Justiça e na prisão de 55 pessoas em flagrante delito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário