quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Capitão PM Elton completa um ano de Comando da 3ª Cia do 17º BPM/M e recebe reconhecimento pelo seu trabalho

Agosto de 2011


O Capitão PM Elton atua junto à comunidade, estabelecendo bom canal de comunicação com o cidadão visando sobretudo a satisfação das pessoas quanto aos seus anseios de segurança pessoal e patrimonial. Presente às reuniões do Conseg, palestras e atento às operações policiais, integra comunidade e Polícia Militar tornando-se um profissional que enaltece a Corporação e merecedor do reconhecimento da sociedade

O Capitão PM Elton Luiz Ribeiro completou, no último dia 13 de julho, 1 ano de Comando da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, localizada em Guararema. Alvo de constantes elogios tanto de autoridades quanto da comunidade e mídia local pela guinada na segurança em Guararema, pela notória melhoria na qualidade da prestação de serviços da Polícia Militar, pela integração com demais autoridades e pela sua presença constante nas ruas, o Capitão PM Elton merece o reconhecimento pelo seu trabalho em prol dos cidadãos, tanto, que foi concedida, a honraria do Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Guararema, em Projeto de Decreto Legislativo apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, o vereador Dirceu Jacinto Granato, aprovado por unanimidade pelos vereadores de Guararema. O Diploma de Honra ao Mérito será entregue em Sessão Solene da Câmara que acontece durante as festividades da cidade. O sentimento? De reconhecimento. O Capitão PM Elton declara que: "Estou prestes a encerrar minha carreira policial, falta-me pouco tempo e a encerrarei com Chave de Ouro porque todos meus esforços após 26 anos de serviços prestados à sociedade paulista, está sendo reconhecido de uma forma muito particular em Guararema, traduzido pela concessão da Honra ao Mérito através da Câmara Municipal, pela população e autoridades constituídas; certamente eu não teria tido sucesso se não fossem meus colegas de trabalho, que acreditaram nas minhas boas intenções e cumpriram junto comigo as providências revolucionárias que projetaram positivamente a Instituição Policial Militar; também ressalto que a cidade está sendo muito bem administrada pelos Poderes Executivo e Legislativo, além das demais autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil entre outras. E isso tudo, além de facilitar o desenvolvimento do policiamento preventivo, colabora significativamente com a Segurança Pública e Paz Social. Agradeço de coração todos esses meus parceiros de Batalha pela luta contra a criminalidade e aos cidadãos guararemenses pela confiança na Organização Policial Militar".
Elton Luiz Ribeiro nasceu na Santa Casa do Município de Lorena, em 17 de janeiro de 1967. Filho do saudoso Antonio Gomes Ribeiro e de Solange Meloni Ribeiro. Aos 44 anos de idade, o Capitão PM Elton é casado com Gleice Aparecida Rodrigues de Azevedo, com quem tem dois filhos: Vida Azevedo Ribeiro e Iago Azevedo Ribeiro.
Cresceu estudando em bons colégios públicos, e começou a trabalhar como balconista com apenas 15 anos de idade. Serviu ao Exército Brasileiro, no antigo 5º Batalhão da Infantaria de Lorena, de onde saiu como Cabo. Iniciou carreira pública na Polícia Militar Paulista em 1985 como Soldado e em 1987 já era Sargento. Em 1990, entrou na Academia do Barro Branco e em dezembro de 1994 graduou-se Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Sempre buscando aperfeiçoar-se, pós graduou em Segurança Empresarial na Universidade Anhembi Morumbi e em Ciências do Direito na Universidade Cruzeiro do Sul, ambas em São Paulo, além da pós-graduação em Administração Pública e Gerência das Cidades. Especializou-se no policiamento através de diversos cursos.
Foi condecorado com Láureas de Mérito Pessoal em 2º, 3º, 4º e 5º graus, como reconhecimento prestado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo aos Policiais que se destacam em suas atividades operacionais, administrativas e de bom relacionamento com a sociedade. Exerceu comando direto no policiamento das ruas de cidades como São Paulo, Guarulhos, Santa Isabel, São José dos Campos, Taubaté, Lorena e Cachoeira Paulista.
Em 2009 foi promovido ao posto de Capitão da Polícia Militar e no dia 13 de julho de 2011 assumiu o comando da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano que está localizada em Guararema e atende também aos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis.
Mesmo trabalhando em Guararema, o Capitão PM Elton empenha esforços para deslocar-se diariamente de sua cidade natal, Lorena, até nosso município.
Quando o Capitão PM Elton chegou à 3ª Cia, encontrou a tropa desmotivada e com baixa autoestima. Imediatamente, com perfil motivador e consciente do seu papel como comandante, o Capitão PM Elton notou que deveria adotar atitudes para a melhoria do bem estar dos policiais, bem como, a motivação deles para o serviço de segurança pública. De pronto, reformou as instalações da Companhia para bem acomodar seus colegas de trabalho; implantou estrutura de refeição de qualidade para o efetivo operacional e administrativo; criou o sistema de avaliação da produtividade individual de cada policial no desempenho das atividades do policiamento, o que otimizou o labor Policial Militar em todo o município; aplicou com entusiasmo o Policiamento Comunitário, como forma de enaltecer bom canal de comunicação com o cidadão, visando sobretudo a satisfação das pessoas quanto aos seus anseios de segurança pessoal e patrimonial.
Hoje, a realidade da vida profissional dos colegas do Oficial PM se modificou. O ambiente de trabalho tornou-se saudável e a autoestima de todos foi recuperada. Os policiais trabalham com motivação, sob o comando do Capitão PM Elton, proporcionando ótimos resultados ao combate à criminalidade e, com presença reconhecida de forma muito positiva.
O Sargento PM Gomes trabalha na 3ª Cia do 17º BPM/M há quase 16 anos e diz: "O comando do Capitão PM Elton é personalizado. Ele impõe a marca dele e através dessa característica ele conseguiu mudar uma série de coisas que ele entende como sendo prioridade, entre elas, a mais importante, foi a valorização dos policiais pertencentes ao efetivo com medidas dentre as quais pode-se destacar a refeição dentro da Cia, adequação das instalações, galões de água, avaliação individual da produtividade de cada policial com premiação ao término de três meses para aquele que mais se destacou... Essas medidas acabaram gerando um ambiente melhor de trabalho e harmonizando a relação entre os integrantes do grupo".
O Sargento PM Serafim, há 6 anos na 3ª Cia do 17º BPM/M destaca: " O Capitão PM Elton chegou e melhorou consideravelmente as instalações físicas da Cia e a qualidade do trabalho policial. Ele enxerga as qualidades dos seus subordinados e faz com que os subordinados busquem excelência na missão de servir. E o mais importante é que nesse período em que ele está no comando diminuíram muito os índices de criminalidade na área da 3ª Cia, mesmo com todas as limitações que enfrentamos em nossa profissão".
Desde que assumiu o comando, o Capitão PM Elton participou de várias operações que trouxeram bons resultados em diversas áreas da sociedade principalmente no combate ao tráfico de drogas que é um fator depreciador da sociedade e da família. É comum encontrarmos a Polícia Militar empenhada em bloqueios e operações policiais que têm como objetivo principal tirar de circulação, criminosos e delinquentes, trazendo a tão desejada Paz Social.
É comum encontrar o Capitão PM Elton integrado e em contato direto com os moradores e comunidades de Guararema, sempre acessível e disposto a resolver os problemas que são apresentados. Estabelece assim, livre acesso da comunidade com a Polícia Militar buscando realizar o proficiente policiamento preventivo.
Um dos exemplos desse contato direto é o empresário Valdir Stilhano que deixa bem claro: "O Capitão PM Elton, quando chegou a Guararema, devolveu aos seus moradores o sentimento de despreocupação com a insegurança. Ele socializou a relação entre Polícia Militar e Polícia Civil. Trouxe tranquilidade aos moradores da cidade e aos seus policiais. Percebe-se nitidamente que o ambiente de trabalho dos policiais militares foi modificado. As pessoas que trabalham com ele, estão mais felizes, mais motivadas, trabalhando com um policiamento mais inteligente, sem truculências... Hoje, quando precisamos da PM, somos atendidos imediatamente!", encerra Valdir.
Além de estabelecer esse contato permanente com a comunidade local, o Capitão PM Elton desenvolve ações que promovem a integração das Companhias PM que fazem limites com o município no sentido de estreitar o relacionamento entre elas para agilizar os contatos e auxiliar no planejamento dos atendimentos às ocorrências.
Atento também às necessidades que a região exige, o Capitão PM Elton criou métodos de patrulhamento especificamente voltado para os bairros, intensificando os trabalhos de prevenção aos delitos, principalmente no que diz respeito aos roubos, furtos e tráfico de drogas. Trabalho ressaltado pelo Presidente da Câmara Municipal de Guararema, Dirceu Jacinto Granato: "O trabalho que o Capitão PM Elton tem desenvolvido na cidade e, especificamente, na região Norte de Guararema, tem sido excelente. A comunidade está muito contente com o trabalho do Capitão. E as autoridades também".
Fator primordial para o desempenho deste cidadão e profissional é o comprometimento que se propôs a ter com a cidade de Guararema preocupando-se em proporcionar bem-estar aos policiais e como consequência, um ótimo trabalho para a sociedade, analisando, agindo e acompanhando, sempre, os resultados inclusive participando constantemente das reuniões do Conseg de Guararema. O ex-presidente do Conseg, o advogado Fernando Freire Martins Costa declara: "Quando o Capitão PM Elton chegou a Guararema, a cidade apresentava uma sensação muito grande de insegurança. Em meados de 2010, o Conseg recebia várias reclamações a esse respeito no centro e nos bairros da cidade. Com a chegada do Capitão PM Elton, foi dada primordial importância à retomada da segurança na cidade com a readequação de rondas e de turnos dos policiais militares. O principal ponto observado pelo Conseg foi o poder de motivação que o Capitão demonstrou junto aos seus subordinados fazendo com que, em poucos meses, a cidade reduzisse os índices de criminalidade, devolvendo aos munícipes, a segurança. Com seu trabalho, o Capitão Elton conseguiu atender aos bairros centrais e periféricos, situação essa, jamais alcançada pelos comandos anteriores a qual era a maior batalha do Conseg de Guararema junto à Polícia Militar. Conseguiu também promover a reaproximação das Polícias Militar e Civil e o trabalho em conjunto que não existia há vários anos. Conquistou a confiança do Poder Judiciário e do Ministério Público com a sua eficácia nas diligências realizadas. Com todo esse trabalho positivo, o que posso dizer sobre o Capitão Elton é que se trata de um homem íntegro, honesto e determinado em trabalhar para a segurança pública e principalmente em prol dos cidadãos de bem. Desejo os parabéns, ao Capitão Elton, pelo maravilhoso trabalho e pela sua disposição em servir!", encerra Fernando Freire.
Guararema aprendeu muito com suas atitudes, seu caráter e determinação. E ele também aprendeu com nossa cidade: "Primeiro, que todo esforço que fazemos em prol das pessoas, acaba sendo reconhecido de uma forma ou de outra. O convívio com as pessoas de Guararema fez com que eu enxergasse diferente o trabalho da Polícia Militar. Aqui em Guararema eu vi que as autoridades municipais são preocupadas em prestar um bom trabalho público e isso aumenta ainda mais o meu dever com a servidão pública", diz o Capitão PM Elton.
O Capitão PM Elton aplicou o conhecimento de sua carreira e seus estudos na gestão do policiamento da cidade, tornando-se agente transformador da comunidade mostrando aos cidadãos guararemenses que a Polícia Militar está nas ruas para, agindo conforme as premissas da legalidade e da moralidade, atender bem à sociedade, preservando direitos constitucionais das pessoas até pelo sacrifício da própria vida.

População reconhece polícia mais atuante

Dezembro de 2010


O Capitão PM Elton Luiz Ribeiro mostra o mapeamento dos crimes que acontecem em Guararema.
O mapeamento apoia as ações da Polícia Militar que identifica com maior facilidade quais as regiões que necessitam de
maior ostensividade. No entanto, é imprescindível a colaboração dos moradores de Guararema tanto nas denúncias
(que podem ser anônimas) como na confecção de boletins de ocorrências no caso de terem sido vítimas.
Só assim, é possível o real conhecimento das necessidades referentes à Segurança Pública

Foi abordado o tema e o reconhecimento na última reunião do Conselho de Segurança de Guararema (Conseg) e unânime a opinião de que a Polícia Militar tornou-se mais atuante após a chegada do comandante Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, em julho desse ano , na 3ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, localizada em Guararema.
Assim como na reunião do Conseg, a população guararemense, em geral, também tem sentido a diferença. E aprovado as ações preventivas da Polícia Militar que já têm surtido muito efeito no que compete à área de Segurança Pública em Guararema.
Uma das pessoas que notou a diferença da atuação da PM nas ruas é o gerente Silvio Cordeiro Fernandes: "Dá para perceber bem a diferença! Notamos a presença dos policiais militares principalmente nas abordagens. A Polícia Militar nas ruas intimida a ação dos bandidos", declarou Silvio.
Cláudio C. Fernandes, office-boy, também tem notado a presença da Polícia Militar nas ruas: "Hoje mesmo pela manhã, vi os policiais militares abordando os veículos no Itapema. Esse tipo de ação inibe e previne a criminalidade. A população só ganha com isso", afirmou Cláudio.
Rosana dos Santos, dona de casa, moradora do bairro Nogueira, também tem notado a mudança: "Vejo com constância as viaturas no bairro, inclusive em abordagens. Acho importante essa ação da Polícia Militar pois é preventiva e faz com que os bandidos se afastem pois não há espaço para que eles hajam com liberdade", disse Rosana.
A comerciante Rosa Oliveira declarou que sentiu a diferença e que essas ações também beneficiam a tranquilidade durante o trabalho no comércio.
O Capitão PM Elton disse que em 2010 houve um aumento de 72% da produtividade positiva da Polícia Militar em relação a 2009. Do início do ano até o dia 17 de dezembro, 42 pessoas foram presas por envolvimento em crimes diversos e 31 adolescentes foram apreendidos totalizando 73 pessoas. Além disso, 13 pessoas foram recapturadas ou presas porque estavam sendo procuradas. E ainda 23 armas foram apreendidas. Quanto às abordagens, 5.350 pessoas e 2.342 veículos foram abordados pela Polícia Militar no ano de 2010.
"Esse é o reflexo do trabalho que impusemos na Cia. Metas foram pagas no sentido de baixar a incidência criminal além de um trabalho de motivação do policial militar, melhorando a qualidade de vida enquanto eles se encontram no desempenho da profissão que foi a reforma da Cia e a refeição com qualidade dentro da própria Cia. Além dessas atitudes, desenvolvemos um trabalho de mensuração da produtividade individual com premiação beneficiando os policiais militares mais produtivos durante o ano", declarou o Capitão PM Elton que ainda ressaltou: "Quanto ao relacionamento com a sociedade, a Polícia Militar, no decorrer de 2010, exerceu fielmente o policiamento comunitário melhorando a imagem da corporação frente à opinião pública o que resultou na maior colaboração, por parte do guararemense, principalmente no tocante à denúncias e à compreensão na questão das abordagens policiais".
Na reunião do Conseg, o trabalho do Capitão PM Elton foi elogiado pelos presentes. O Delegado Dr. Marcos de Almeida Tourinho disse na reunião que a chegada do Capitão à Cia, deu maior dinamismo à Polícia Militar.
O advogado e Presidente do Conseg, Fernando Freire M. Costa disse que a chegada do Capitão fez com que houvesse maior interligação entre as Polícias Civil e Militar e o Secretário Municipal da Defesa Civil, Edson Roberto Pinto de Moraes elogiou a dedicação e comprometimento do Comandante da 3ª Cia.
"Eu, como Comandante da 3ª Cia PM, agradeço a colaboração da população de Guararema que tem colaborado e compreendido bem os trabalhos da Polícia Militar. Agradeço à Prefeitura, à Câmara Municipal, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, aos comerciantes da cidade e à boa parceria com a Polícia Civil, na pessoa do Dr. Tourinho. Asseguro que em 2011 vamos conseguir fazer ainda mais pela população de Guararema através dos trabalhos proficientes da Polícia Militar e desejo a toda sociedade guararemense Boas Festas e contem sempre com os serviços da Polícia Militar!", encerrou o Capitão PM Elton.

Operação N... : a verdadeira história

Julho de 2011


Fernanda Hernandes de Morais ligou para o Capitão PM Elton assim que percebeu o movimento suspeito, demonstrando a importância da denúncia no trabalho das polícias e da participação da comunidade na preservação da segurança de todos.
O Capitão PM Elton parabenizou a atitude de
Fernanda e agradeceu a confiança no trabalho da PM

Quando se menciona a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana tudo parece muito simples. Espera-se apenas competência no exercício das funções da Polícia Militar, mas não é bem assim que deveria acontecer. São heróis, sim! Homens e mulheres que colocam como objetivo de vida, até morrer em benefício da proteção de pessoas que sequer são suas conhecidas. É muito mais do que ter competência. É ter coragem, conhecer os próprios limites, é colocar-se como barreira para que o mal não atinja o bem... É ter profissionalismo e, acima de tudo, comprometimento. São atitudes referentes a heróis. Tão nobres que às vezes, esquecemos que são seres humanos também. O Policial Militar deveria ter maior reconhecimento, ter suas atitudes positivas focadas com maior intensidade, receber muito mais respeito tanto de autoridades quanto do cidadão comum porque não estão nas ruas como se estivessem apenas sobrevivendo a mais um dia... Estão nas ruas sem saber se existirá volta, sem saber se retornarão aos seus lares e familiares, mas com uma certeza: estão ali, por você!
Tudo isso para justificar uma das operações mais eficazes e enaltecedoras da Polícia Militar, em Guararema, atendida por policiais militares da 3ª Cia do 17º BPM/M: a prisão do fotógrafo americano Richard Joseph Gatt, 55 anos, no dia 11 de julho. Seria uma história de final triste e repercussão internacional, não fosse a denúncia de uma comerciante da cidade e a atenção e comprometimento da PM.
É muito mais comum do que se comenta na mídia, pais raptarem filhos principalmente quando o casal separa-se e possuem nacionalidades diferentes que foi o que aconteceu no caso da criança N..., que é moradora de Guararema.
A operação N... começou no dia 11 de julho quando a empresária Fernanda Hernandes de Morais, proprietária da Padaria Delícias do Chefe, localizada no Calçadão da cidade notou que, já há alguns dias, o americano vinha frequentando o estabelecimento, inclusive, junto com N... que era levada por sua avó para conversar com o pai. Em uma dessas idas à padaria, Richard furtou um molho de chaves pertencente ao comércio que continha uma chave que abria a porta de um cômodo reservado para entrada e saída de funcionários. Esse cômodo dá acesso a um portão voltado para a rua que é ao lado do estacionamento da padaria. O furto foi filmado pelas câmeras instaladas na padaria. Diante da atitude suspeita, quando o americano retornou à padaria, no dia 11, Fernanda entrou em contato com o Capitão PM Elton, comandante do policiamento local que prontamente iniciou diligências juntamente com seus colegas Sargento PM Martins, Sargento PM Serafim e o Soldado PM Clécio. Abordaram o norte americano ainda na padaria, quem demonstrou não entender e nem falar português. Para que fosse estabelecido o contato, foi solicitado um intérprete, o vice-presidente do Conseg de Guararema, Alexandre Augusto Socci, quem auxiliou nas diligências da PM.
Ao lado da padaria, estava o veículo utilizado por Richard, um Gol de placas EVG 2084. Ao ser vistoriado pelos policiais militares, foram localizados documentos do veículo e pessoais, além de duas placas ASR 3865 – Curitiba –PR (de outro veículo), um notebook, celular, câmera fotográfica, 2 modens, 1 mala com roupas, dinheiro e 1 envelope contendo documentos expedidos pelo Consulado brasileiro inerentes a formulário de viagem para a criança.
Imediatamente, foi realizada a pesquisa das placas encontradas no interior do veículo e constatado que tratava-se das placas de um Celta, produto de furto que havia ocorrido no dia 8 de julho, conforme Boletim de Ocorrência da Polícia Civil nº795/11, elaborado pela vítima e, posteriormente, a PM verificou que as placas foram furtadas na pousada onde o americano estava hospedado. Segundo declaração da proprietária do veículo que teve as placas furtadas, ele substituiu as placas por outras: BQA 3506. Testemunhas que atenderam o americano na pousada declararam que ele entrava e saía da pousada a pé não demonstrando qual carro estava utilizando para que não despertasse suspeitas. As diligências policiais foram também à pousada, onde apurou-se que o americano havia abandonado o local sem pagar as despesas, pagas apenas por intervenção policial.
Na máquina fotográfica, inúmeras fotos da padaria, em diversos horários do dia, fotos da fachada da escola onde N... estuda e vários outros lugares supostos cenários para o rapto de N... Em posse de Richard, havia um caderno com anotações que foi examinado pelo intérprete. O caderno continha um "plano" detalhado objetivando levar a menor N... O caderno continha, entre outros detalhes, as frases: "Eu considerei o cenário em como trazer N... para a embaixada de São Paulo dentro de algumas horas depois de ter tido posse dela" e "Antes de eu chegar no Brasil eu já tinha um plano de como tirar N... fora do país". Assim, com tantas evidências, a Polícia Militar localizou a mãe da criança, detentora de sua tutela e ex-esposa do fotógrafo. Ao examinar o formulário de autorização, a mãe afirmou ser falso, pois em momento algum autorizou a elaboração do mesmo e nem sequer assinou. Os policiais militares, então, deram voz de prisão ao fotógrafo que foi ratificada pelo delegado plantonista, Dr. José Carlos Alvarenga, e determinou a apreensão do material localizado, das placas, do veículo requisitando IML para o indiciado e perícia para os documentos falsos, notebook, câmera fotográfica e os modens. Richard foi encaminhado para a Cadeia de Mogi das Cruzes e ainda está preso, sentindo o gosto da prisão brasileira! Segundo o Delegado de Guararema, Dr. Marcos de Almeida Tourinho, Richard também responderá pelo furto das placas do veículo, além da falsificação dos documentos.
Em depoimento, a mãe da criança confirmou que Richard é o pai da criança e que tinha uma visita agendada para as 16h daquele dia. O plano era encontrar a criança, reunir-se com ela na padaria e sair pelos fundos, entrando no carro já estacionado e levando-a para a Embaixada, com tempo hábil para que a avó da criança não percebesse o movimento. Senão fosse a coragem e confiança no trabalho da PM que Fernanda revelou (demonstrando também a importância da denúncia) e a ação com comprometimento dos policiais militares, o final seria realmente dramático. Traria para a vida desta criança e sua família, marcas de tristeza, muitas vezes, irreversíveis.
Vem à tona, toda a introdução da matéria. Se o final tivesse sido triste, a mídia veicularia a matéria com tamanha intensidade! O mesmo não aconteceu porque a ação da Polícia Militar foi maravilhosa! Por isso, enfatizo, é necessário muito mais do que competência! É preciso coragem, compromisso, colocar-se como barreira entre o bem e o mal. E isso, não se adequa aos seres humanos comuns. Lembra mais a palavra: anjos! Mas como são mortais como nós, prefiro chamá-los de heróis!

Reunião promove a integração de Cias da área

Junho de 2011


Capitão PM Rios, Capitão PM Elton, Capitão PM Tibério,
Tenente PM Evandro e Tenente PM Rogério

O Comandante da 3ª Cia PM do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, promoveu, no último dia 15 de junho, uma reunião entre comandantes das Companhias da Polícia Militar que fazem limites com Guararema.
O objetivo principal dessa reunião é a integração das Companhias no sentido de estreitar o relacionamento entre elas para agilizar os contatos e auxiliar no planejamento dos atendimentos às ocorrências.
Os comandantes realizarão trocas de informações que facilitarão a prisão de indivíduos que atuam nas áreas limítrofes dos municípios envolvidos, praticando atividades criminosas.
Estiveram presentes na reunião o Capitão PM Elton (Comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M, localizada em Guararema), o Capitão PM Tibério (1ª Cia do 41º BPM/I - Jacareí), o Capitão PM Rios (3ª Cia do 31º BPM/M - Santa Isabel), Tenente PM Evandro (representando o Comandante da 1ª Cia do 17º BPM/M, Capitão PM Dourado - Mogi das Cruzes) e o Tenente PM Rogério (Sub-comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M - Guararema).

Integração entre Polícia Militar e comunidade trazem resultados positivos

Maio de 2011


Capitão PM Elton durante a primeira operação realizada no Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino

Uma realidade que antes não podia ser sonhada. Hoje ela existe no Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino, localizado no Ipiranga. Após várias operações e atividades realizadas pela Polícia Militar, os moradores do Gerbásio Marcelino podem circular com maior tranquilidade.
A primeira operação aconteceu no dia 6 de agosto de 2010. Após um trabalho de investigação conjunta entre o Serviço de Inteligência da Polícia Militar e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Guarulhos, houve o levantamento de todo o quadro de traficantes que, além de agirem no local, tinham ramificações pela cidade como a Pista de Skate do bairro Nogueira. Nesse dia foi preso um dos principais líderes do tráfico de drogas. Assim, sucessivamente, os principais traficantes da cidade foram presos na tentativa de tornar a comunidade do Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino o mais pacífica possível.
Mesmo com tantos traficantes presos, as atividades e operações continuam, preservando a paz e impedindo a ação da criminalidade. O Comandante da 3ª Cia PM, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, conta que as abordagens a carros, motos e revistas pessoais foram pontos importantes na prevenção dos crimes. "Quando os usuários íam buscar drogas, encontravam com comandos da PM que acabavam recolhendo carros e motos por falta de documentação ou irregularidades no veículo e localizando também as drogas", conta o Capitão PM Elton.
Dentro dessas atividades pacificadoras, o comprometimento da Polícia Militar foi tamanho que agora, existem policiais militares morando no Conjunto Habitacional. Além de haver o benefício para o policial que ainda não possui residência, haverá os benefícios para os moradores do conjunto que terão maior tranquilidade ainda. "Além desse empenho, a Prefeitura de Guararema iniciará uma série de atividades sociais para integração da comunidade local e a Polícia Militar também participará dessas atividades", diz o Capitão PM Elton. Na próxima terça-feira, dia 24 de maio, começa o Mini Torneio de Futsal que será realizado na quadra localizada no Conjunto Habitacional, a partir das 18h30. O primeiro jogo será entre o time da Polícia Militar e o time da Prefeitura de Guararema. Ainda participarão os times da Beta Borrachas, Mercado Da Dinha, Viação Jacareí e o time Gerbásio Marcelino Ipiranga. Os jogos acontecerão todas as terças e quintas. O torneio termina no dia 10 de junho quando haverá uma a disputa da final, premiação e confraternização. "É mais uma estratégia conjunta entre Polícia Militar e Prefeitura para promover a integração do Conjunto à sociedade guararemense", declarou o Capitão PM Elton.
As moradoras e síndicas do Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino: Andréa, Raquel, Elizete e Cleonice confirmam que após a entrada do Capitão PM Elton no comando da 3ª Cia PM, muita coisa melhorou dentro do Conjunto. "Agora existe mais patrulhamento, mais respeito...", conta uma delas. E elogiaram o trabalho dos policiais militares que atendem o público com maior qualidade, mais rapidamente e com eficácia. E outra das moradoras afirma: "Temos tido todo o apoio da Polícia Militar e isso nos traz maior tranquilidade".
Resultado dos esforços e atividades desenvolvidas pela PM no local, hoje, o Conjunto Habitacional Gerbásio Marcelino é prova do quanto é importante a integração da comunidade com a Segurança Pública e o quanto é importante cada um realizar a sua parte, denunciando e registrando boletins de ocorrências. Tudo isso só acrescenta na eficácia da prevenção dos crimes e no alcance do objetivo maior que é a qualidade de vida dos cidadãos.

Capitão PM Elton reúne-se com comerciantes no Parateí

Maio de 2011

  
Os comerciantes da região do Parateí encontraram-se com o Capitão PM Elton
para falar sobre a Segurança Pública

No último dia 12, o Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar do 17º BPM/M, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, esteve no bairro Parateí onde reuniu-se com cerca de 30 comerciantes da região, abordando como assunto, a Segurança Pública. Durante a reunião estiveram presentes também, os vereadores de Guararema: Alcídio Mariano Martins, Argemiro Alves Moreira e Dirceu Jacinto Granato.
O Capitão PM Elton, contou aos comerciantes que está na Polícia Militar há 26 anos e, pelas cidades onde trabalhou, nunca encontrou uma administração pública tão bem feita como a de Guararema. O fato da administração pública ser eficaz ajuda muito a Segurança Pública.
Ressaltando os preceitos da Polícia Comunitária que é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas, o Capitão PM Elton explicou aos comerciantes o quanto é importante que haja colaboração da comunidade nos trabalhos da Polícia Militar. "É necessário haver esse canal entre polícia e cidadão. Além de cobrar a presença da Polícia Militar, é importante ver o grau de participação de cada um dentro da responsabilidade pela Segurança Pública", disse o Capitão PM Elton e continuou: "A comunidade tem que se envolver. Não precisa identificar-se... Contribua denunciando pelo telefone 181, faça boletins de ocorrências pois trabalhamos em cima de estatísticas, realizamos o policiamento preventivo baseados nos dados de boletins de ocorrências. O tráfico de drogas traz furtos, roubos e muitos outros atos ilegais que atingem à toda comunidade. Então, não devemos nos omitir pois atinge diretamente a cada um de nós."
A confiança mútua é o elo de ligação entre polícia e cidadão e o comprometimento de cada um é necessário. Só assim é possível realizar um policiamento preventivo eficaz. O Capitão PM Elton ainda lembrou aos comerciantes que a Base Comunitária da PM na região do Parateí é um sonho da comunidade local e é intenção do Comandante Geral da PM, o Coronel PM Camilo que sejam instaladas bases onde se faz necessário: "Os poderes Executivo, Legislativo e a PM local, representada pela 3ª Cia, estão empenhados em realizar a instalação dessa base com efetivo próprio e viaturas. Quando alcançarmos esse objetivo, ela será instalada em local apropriado de acordo com estudos técnicos", conta o Capitão PM Elton. "Tudo o que eu puder fazer por essa região, eu farei", encerrou o Capitão PM Elton.

Polícia Militar amplia área de atuação em Guararema

Fevereiro de 2011


 
Na Freguesia da Escada, também é possível notar a presença dos policiais militares nas ruas o que
denota a possibilidade de realizar a prevenção, consequência do policiamento ostensivo

Com os índices de criminalidade baixos, em Guararema, ficou possível para os policiais militares que trabalham na cidade ampliarem a área de patrulhamento para maior número de bairros.
Segundo o Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, Comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M, entre os dias 14 e 20 de fevereiro poucas ocorrências aconteceram. "Tivemos apenas 1 roubo de veículo e 1 roubo de carga (que aconteceram próximos à Rodovia Presidente Dutra). Houve também 1 furto de veículo e 1 estupro (que aconteceu em ambiente interno e não na rua). Estatisticamente, essas ocorrências denotam baixo índice de criminalidade na cidade", explica o Capitão PM Elton.
Tudo isso é resultado do trabalho realizado com afinco e empenho pelos policiais da 3ª Cia que têm agido em todos os bairros da cidade.
Atualmente, bairros como Luiz Carlos e Freguesia da Escada, onde os índices de criminalidade não existem, também conhecem a presença da Polícia Militar em suas ruas, realizando assim, o policiamento preventivo.
O trabalho da polícia é um dos mais complexos que podemos encontrar nos dias de hoje. A forma mais efetiva de combater o crime é fazer com que ele nunca ocorra, através do policiamento preventivo.
Uma das formas da Polícia Militar atuar é realizando o policiamento de forma ostensiva, ou seja, desenvolvendo a atividade policial intencionalmente à mostra, visível, de forma que é evidente a presença da polícia para a população. Para isso, usa-se viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A simples presença do Policial Militar na rua faz com que um comportamento ou atividade irregulares deixem de acontecer, a ordem pública é mantida, reprime os crimes, contravenções, infrações de trânsito, etc., zelando assim, pelo respeito à legislação pelos indivíduos.
É importante acrescentar que a colaboração da população em geral é imprescindível pois a Polícia Militar possui um Programa Policial de Inteligência onde analisam dados tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil e voltam seu trabalho para as áreas de maior necessidade. Por isso é importante que existam as denúncias e registros de boletins de ocorrências.
Felizmente, a população guararemense tem colaborado bastante com o trabalho das Polícias Civil e Militar e também, graças a esse ponto, foi possível baixar os índices de criminalidade na cidade, facultando assim a ampliação da área de patrulhamento ostensivo.

A fórmula que dá certo no policiamento


Março de 2011


As abordagens policiais têm contribuído significativamente para a melhoria do policiamento local.
Esse tipo de ação policial é legal e contribui com a prevenção de crimes
A Polícia Militar de Guararema tem atuado de forma mais eficiente, seja pelas grandes operações policiais que retiraram das ruas diversos infratores da lei, envolvidos com drogas, roubos, furtos, como o policiamento comunitário preventivo, que interage com a população e evita outras ocorrências.
Para saber detalhes da fórmula que está dando certo no policiamento da PM local, esta redação procurou seu comandante, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, qual esclareceu nossas perguntas.

D Guararema - Comandante, o que o senhor tem feito para melhorar o serviço policial da PM?

Capitão PM Elton - É preciso estabelecermos critérios de atuação, uma vez que cada comunidade tem seus próprios anseios quanto à Segurança Pública. Em Guararema, notei que, apesar dos índices criminais diminutos, a preocupação era com as drogas, disseminadas por todo o país, não somente aqui. Tive total apoio dos meus policiais e em conjunto desenvolvemos diversas operações policiais de combate às drogas, em todos lugares da cidade, enfraquecendo em muito a venda e uso dos entorpecentes. Continuaremos atuando nessa missão, como forma de diminuir também os crimes correlatos às drogas.

D Guararema - Existem outras preocupações além das drogas?

Capitão PM Elton - Certamente, tudo relacionado à segurança das pessoas e seus bens é do interesse da Instituição Policial Militar. Cuidamos da segurança do trânsito, da integridade das pessoas e manutenção dos seus bens. Zelamos pelo cumprimento das leis, enfim, somos guardiões da Ordem Pública.

D Guararema - Nessa linha de pensamento, qual o plus na atuação da PM local?

Capitão PM Elton - Estamos intensificando os pontos de operação bloqueio e as abordagens policias às pessoas em atitudes suspeitas, transportadas por veículos ou a pé. Estamos implementando o Plano de Policiamento Inteligente, instruído por ferramentas de informações sobre incidência criminal, dados compilados da Secretaria de Segurança Pública, com efetivo emprego dos meios policias onde o crime tem ocorrido; adotamos credibilidade às informações vindas do Disque Denúncia – 181; temos aplicado fielmente a doutrina do Policiamento Comunitário, qual foca aproximação do policial à sociedade, como forma de otimizar o policiamento preventivo. Contudo, são as abordagens policiais que têm contribuído significativamente para melhoria do policiamento local.

D Guararema - Quanto às abordagens policiais, ainda existe aquele cidadão que se acha ofendido?

Capitão PM Elton - Infelizmente sim. São poucos casos, mas ainda existe; a pergunta é pertinente para esclarecimento público, visto que é uma das formas de atuação do policial embasado por legislação própria. Todo policial é um representante do Estado constituído e por assim ser, tem o dever de agir contra as ameaças da Ordem Pública e Paz Social. O Poder de Polícia justifica a ação nas abordagens policiais, que ampara o servidor público no cumprimento das suas funções. Logicamente que é preciso observar procedimentos operacionais para toda ação, além do respeito às leis. Toda profissão tem seus critérios de ação descritos em manuais, igualmente a PM, para preservação de Direitos das pessoas. Entre muitos motivos, a constatação da fundada suspeita determina a abordagem, ou seja, aquilo que foge à normalidade em relação à atitude da pessoa no momento da presença policial. A abordagem policial não foca pessoas, mas sim suas atitudes e deve ocorrer dentro dos ditames da lei, com respeito e técnica. Cabe salientar que hoje em dia, os maiores criminosos trajam boas roupas, usam bons carros e se comportam com tranquilidade na presença dos policiais, por isso, são as atitudes que orientam as abordagens e não mais "o ladrão pé de chinelo". Para finalizar, as abordagens policiais da PM em Guararema, somente ano passado, resultaram na apreensão de 15 armas de fogo, na captura de 13 pessoas procuradas pela Justiça e na prisão de 55 pessoas em flagrante delito.

Capitão PM Elton: pela defesa da dignidade do cidadão

Abril de 2011


Capitão PM Elton Luiz Ribeiro
O Capitão PM Elton Luiz Ribeiro está na PM há 26 anos. Assumiu a 3ª Cia do 17º BPM/M há quase um ano. Desde que está no comando da Cia, que localiza-se em Guararema, o índice de criminalidade caiu, a autoestima dos policiais militares aumentou e toda a Corporação tem representado motivos para elogios tanto da administração, quanto dos companheiros de trabalho e principalmente, da comunidade.
O Capitão PM Elton decidiu entrar na Polícia Militar quando serviu o Exército, aos 18 anos de idade. Simpatizou, então, com o serviço ao público e identificou maior afinidade com a Polícia Militar onde: "Estou mais próximo da população e de seus anseios, como a necessidade de segurança, entre outros", conta o Capitão PM Elton.
Para ele, ser um policial militar é: "Ser um profissional de polícia vocacionado em prestar um serviço dentro das premissas da legalidade e moralidade quanto aos anseios do cidadão paulista em relação à sua integridade física, preservação dos seus direitos e a manutenção da paz social. A profissão de policial é, praticamente, um sacerdócio, porque o sacerdote tem que, inclusive, colocar em risto a sua vida em prol da vida de outrem".
Durante sua carreira, uma ocorrência foi a que mais marcou: quando trabalhava na zona sul de São Paulo e o avião da Tam, em 2007, caiu, matando 199 pessoas. "Eu e minha equipe de policiais militares fomos os primeiros a chegar ao local e devido a esse fato, conseguimos salvar algumas pessoas que estavam presas no edifício da Tam, onde o avião se chocou", conta. De um lado, a morte e do outro a vida, fatos com os quais os policiais militares convivem diariamente. Outras duas ocorrências das quais o Capitão PM Elton não se esquece são dois partos que realizou também em São Paulo, durante operações em favelas.
Dificuldades existem, mas devem ser superadas, talvez por isso os policiais militares sejam vistos, por alguns, como herois da sociedade e, assim o são pois para ajudar o próximo, não existem limites de seus esforços. Mas o Capitão PM Elton fala da dificuldade maior: "Durante toda a carreira, até hoje e acredito que nunca acabará, a maior dificuldade é a falta de conscientização e compreensão das pessoas em relação ao trabalho do policial. A sociedade só sabe cobrar do policial aquilo que, muitas vezes, nem é obrigação do profissional de polícia como é o caso dos problemas sociais. Eu costumo dizer que, a segurança pública é um dos jogadores do time da administração pública e que infelizmente, a segurança pública está na posição de goleiro. Se os jogadores à frente, que são o emprego, a educação, a saúde, etc... não jogarem uma boa partida, para se ganhar o jogo, o adversário vai marcar várias vezes gols. Consequentemente, o time todo vai perder...", diz o Capitão PM Elton.
E o que deixa o Capitão PM Elton realizado, dentro de sua profissão é: "Saber que temos problemas relativos à segurança pública assim como qualquer pasta dos governos constituídos a nível municipal, estadual ou federal mas, uma vez superados os problemas, conseguimos soluções proficientes para cada situação e, isso dá uma satisfação porque a gente consegue superar os obstáculos" e deixa um conselho para quem está querendo entrar na PM: "Os pretendentes à ingressar na Polícia Militar do Estado de São Paulo devem saber que antes de tudo a vocação é o quesito nº 1 para a profissão policial, antes mesmo do preparo intelectual, porque é a vocação que vai ajudar o profissional de polícia nos momentos de aflição. Que a profissão de zelar pela vida de outrem vai constantemente acompanhar o policial em sua carreira. O policiail desde o início da carreira até o último dia de trabalho tem que atuar de forma vocacionada, não se esquecer jamais de observar os aspectos da legalidade e moralidade. Eis o meu conselho. Pois se assim não pensar e agir, será um profissional desmotivado e desqualificado para a vida de servidor público", encerra o Capitão PM Elton.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Capitão PM Elton: no comando da 3ª Cia PM do 17º BPM/M

  Novembro de 2010

 

Elton Luiz Ribeiro, o Capitão PM Elton, está na 3ª Cia do 17ºBPM/M, localizada em Guararema, desde o dia 13 de julho desse ano quando foi indicado por seus superiores para comandar essa unidade que engloba as cidades de Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. Nascido a 17 de janeiro de 1967, filho do saudoso Policial Rodoviário Federal "Toninho Itajubá" e de Dona Solange, o Capitão PM Elton começou a carreira pública bem cedo quando ingressou, em 1985, no 5º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Lorena. De lá, entrou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 1990, como Sargento, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco formando-se oficial PM em 1994. Trabalhou, então, em diversas cidades como São Paulo, São José dos Campos e Lorena, onde ajudou a criar a Força Tática, em 1997.   
Continuou seus estudos, especializando-se em Gerenciamento de Crises; Negociação de Crises com Reféns; Tiro Defensivo; Preservação da Vida; Paraquedismo; Instrutor de Tiro - ADDG; Proteção de Dignatários - TEES; Patrulhamento Tático; Patrulhamento Tático com Motos; Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco; Noções Básicas sobre Explosivos - Órica e Controle de Distúrbios Civis. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e pós-graduado em Gestão Estratégica de Segmento Empresarial ainda termina os estudos para formar-se Bacharel em Ciências do Direito e pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades.

Mesmo designado para o Alto Tietê, o Capitão PM Elton continua morando em Lorena, onde preside a Associação Comunitária de Moradores no bairro onde reside. É casado com a pediatra Dra. Gleice Azevedo e tem dois filhos: Vida,12 e Iago, 10.
O trabalho do Capitão PM Elton tem sido muito elogiado por autoridades, munícipes e colegas de trabalho. Logo que assumiu a 3ª Cia, participou de uma operação que trouxe bons resultados no Núcleo Habitacional Gerbásio Marcelino. Quanto às ocorrências de Guararema, o Capitão PM Elton ressalta que são diversos tipos de ocorrências que acontecem na cidade porém, devido ao trabalho que a Polícia Militar está desenvolvendo para combater o tráfico de drogas, esses registros de ocorrências têm se concentrado mais.
As ocorrências que envolvem menores de idade também acontecem na cidade envolvendo o uso de drogas ilícitas e a ingestão de bebidas alcóolicas. Mesmo assim, o comandante faz questão de salientar que Guararema possui um índice de criminalidade muito baixo.
Para ele, é de suma importância que a população colabore com os trabalhos da Polícia Militar primeiro, no sentido de compreender o serviço dos policiais: "Não queremos que a população sinta-se ultrajada, menosprezada no tocante às abordagens. A abordagem é utilizada como ferramenta para retirar os marginais de circulação", explica, "nas abordagens é que apreendemos objetos ilícitos como armas e drogas". E pede também a compreensão nas abordagens de trânsito pois nelas é que tiram de circulação veículos que não estão em condições de trafegar, trazendo maior segurança para os cidadãos. E afirma: "A presença do Policial Militar nas ruas é notória, logicamente, respeitando os princípios da moralidade e da legalidade. Estamos agindo em prol do cidadão de bem".
Outro ponto que o Capitão PM Elton considera de suma importância é a colaboração dos cidadãos ao passarem informações para a polícia. Existem várias maneiras da população colaborar. Se for uma denúncia, pode ligar para 181, o número do Disque Denúncia. Se for algo que esteja acontecendo no momento, ligar para a Polícia Militar, discando 190. Guararema ainda tem um telefone local que pode ser contatado pelo número 4693-2459 e o Capitão PM Elton também sugere o envio de cartas anônimas para o endereço da 3ª Cia que fica na Rua Dona Laurinda, 260, no Centro de Guararema.
Como cidadãos de Guararema existem alguns cuidados que não costumamos ter por estarmos acostumados a viver tranquilamente como deixar as portas das casas abertas ou as portas dos carros. O Capitão PM Elton diz que "A prevenção é de responsabilidade de todos. A Polícia Militar utiliza as ferramentas que tem mas a segurança pessoal é responsabilidade de todos. Ninguém está 100% seguro. Existem fatores que contribuem para a criminalidade que são: motivação, oportunidade e técnica. Temos que ter consciência de que o marginal também possui inteligência. Então, para podermos nos precaver, devemos criar algumas barreiras e procedimentos que evitam as ações dos marginais. Devemos criar dificuldades para eles não agirem".
Hoje, quem entra na 3ª Cia PM percebe que algumas coisas mudaram. "Quando assumi a Cia, notei que deveria tomar algumas atitudes para melhorar a autoestima e motivar os profissionais que estavam comigo. O ser humano precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas para que sinta-se motivado a trabalhar também. Diante do que constatei, parti para a ideia de que a alimentação deveria ser feita na sede da própria Cia. Nesse sentido, conseguimos alguns colaboradores: Supermercados Mago e Monteiro, Varejão das Carnes, Boutique das Carnes, Mercadinho Erva Doce, Mercadinho Rocha e Quitanda Falero. A Prefeitura nos cedeu uma funcionária da Frente de Trabalho, a Dona Maria que cozinha muito bem. Conseguimos também melhorar o aspecto físico da Cia, reformando-a. Criamos um sistema de avaliação da produtividade individual de cada policial da Cia principalmente dos operacionais, pontuando-se todos os afazeres da profissão policial. Isso faz com que a administração consiga mensurar os policiais que mais se destacaram no mês sendo esses beneficiados como Policial Destaque do Mês, com folga em final de semana e feriados, reconhecimento público e jantares cedidos com concessões de alguns restaurantes".
Motivador, consciente do seu papel como comandante, o Capitão PM Elton tem atingido ótimos resultados aumentando em 300% a prisão de infratores e em 500% as autuações de infrações legais de trânsito. "Tenho sentido que os policiais militares estão colaborando com essas mudanças e quebras de paradigmas, estão interagindo com a comunidade e recebendo aceitação pública do cidadão guararemense, fazendo com que os índices de criminalidade que já eram baixos, caíam cada vez mais. Nosso interesse é fazer uma administração mais transparente possível!", diz o Capitão.
O Secretário Municipal de Defesa Civil, Edson Roberto Pinto de Moraes elogiou o trabalho do Capitão PM Elton dizendo que: "O comprometimento do Capitão com a cidade de Guararema é muito grande mesmo não sendo a cidade em que ele mora e admiro isso. Além desse comprometimento, ele preocupa-se em proporcionar bem-estar aos policiais e tem desenvolvido um bom trabalho para a sociedade, analisando, agindo e acompanhando os resultados", declarou.
Durante as abordagens, os dados dos cidadãos são anotados pelos policiais militares e o próprio Capitão entra em contato com as pessoas para conversar, convidando-as a fazerem uma visita à Cia, integrando assim, Polícia Militar e Comunidade.