2011, sem dúvida, foi um ano de resultados positivos para a segurança em Guararema. O trabalho da PM tem sido desenvolvido de maneira eficaz na 3ª Cia do 17º BPM/M, localizada em Guararema, sob o comando do Capítão PM Elton Luiz Ribeiro e como resultado, logo no início do ano de 2011, a Polícia Militar já havia ampliado sua área de atuação, conforme matéria publicada no Jornal D Guararema, em fevereiro, quando os índices de criminalidade do ano anterior já haviam diminuído. Foi possível, então, para os policiais militares que trabalham na cidade ampliarem a área de patrulhamento para maior número de bairros, como a Freguesia da Escada, Luiz Carlos, entre outros e, principalmente a Zona Norte da cidade. Tudo isso foi resultado do trabalho realizado com afinco e empenho pelos policiais da 3ª Cia PM que agiram nos bairros da cidade.
O trabalho da polícia é um dos mais complexos que podemos encontrar nos dias de hoje. A forma mais efetiva de combater o crime é fazer com que ele nunca ocorra, através do policiamento preventivo. Uma das formas da Polícia Militar atuar é realizando o policiamento de forma ostensiva, ou seja, desenvolvendo a atividade policial intencionalmente à mostra, visível, de forma que é evidente a presença da polícia para a população. Para isso, usa-se viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A simples presença do Policial Militar na rua faz com que um comportamento ou atividade irregulares deixem de acontecer, a ordem pública é mantida, reprime os crimes, contravenções, infrações de trânsito, etc., zelando assim, pelo respeito à legislação pelos indivíduos.
É importante acrescentar que a colaboração da população em geral é imprescindível pois a Polícia Militar possui um Programa Policial de Inteligência onde analisam dados tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil e voltam seu trabalho para as áreas de maior necessidade. Por isso é importante que existam as denúncias e registros de boletins de ocorrências.
Felizmente, a população guararemense tem colaborado bastante com o trabalho das Polícias Civil e Militar e também, graças a esse ponto, foi possível baixar os índices de criminalidade na cidade, facultando assim a ampliação da área de patrulhamento ostensivo.
Em 2011, segundo o Capitão PM Elton, além do aumento do patrulhamento com consequência direta na diminuição dos índices criminais também ocorreu a responsabilização penal dos infratores das leis. Todo o resultado, "fruto de um trabalho em equipe", ressalta o Capitão PM Elton, "pois os operacionais da polícia são motivados para o trabalho policial, sabem das metas de diminuição dos índices criminais e são acompanhados na produtividade profissional com devido reconhecimento pelos bons resultados".
De 2010 para 2011 o número de abordagens durante os trabalhos da polícia preventiva da PM, aumentou 24%. Foram 7.674 pessoas abordadas em 2011. Cerca de 6.903 veículos foram abordados, em Guararema, em 2011, aumentando o número de veículos abordados juntamente com seus ocupantes, em 64%, em relação a 2010.
Também foram recapturados 33% a mais de condenados em débito com a Justiça paulista e brasileira, delinquentes que poderiam prejudicar a sociedade num todo.
Outras medidas também foram importantes para o desenvolvimento do trabalho da 3ª Cia PM do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano. O Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, promoveu, durante o ano de 2011, uma reunião entre comandantes das Companhias da Polícia Militar que fazem limites com Guararema. O objetivo principal da reunião foi a integração das Companhias no sentido de estreitar o relacionamento entre elas para agilizar os contatos e auxiliar no planejamento dos atendimentos às ocorrências. Os comandantes e suas Cias começaram a trocar informações que facilitaram a prisão de indivíduos que atuam nas áreas limítrofes dos municípios envolvidos, praticando atividades criminosas. A troca de informações produziu frutos logo em seguida, em ocorrências de vulto como a prisão de indivíduos, que renderam um vigia de um banco localizado em Mogi das Cruzes, utilizaram explosivos e roubaram um caixa eletrônico que funcionava dentro de uma empresa. Após o roubo, tomaram rumo ignorado e, a Polícia Militar, desconhecia até, o tipo de veículo utilizado na fuga. Sem informações, os policiais militares da 3ª Cia do 17ºBPM/M (Guararema) e da 1ª Cia (Mogi das Cruzes), passaram a efetuar diligências, ou seja, cercos com o objetivo de interceptar qualquer veículo que passasse.
Em agosto, outra ação de marginais culminou em flagrante, graças à trocas de informações com o 41º BPM/I, localizado em Jacareí. Os policiais militares Soldado PM Anderson e Soldado PM Juventino foram acionados devido a um roubo e imediatamente deslocaram-se para o local. Ao chegarem, encontraram a vítima que passou as informações para os policiais militares. As informações foram passadas para o 41º BPM/I, localizado em Jacareí e, os policiais militares Sargento PM Bruguinoli, Soldado PM Casarin e Soldado PM Carlos, da Força Tática, conseguiram localizar os indivíduos, prendendo-os em flagrante. Esse estreitamento entre as Cias, resultou em dados positivos como no caso dessas ocorrência.
A contribuição da população também é primordial. Várias ocorrências foram solucionadas com as informações de populares que estabeleceram contato direto com a Polícia Militar. As Polícias Civil e Militar, unidas com o cidadão, evitam sequestros, salvam vidas, prendem traficantes de drogas... Parecem fatos longínquos de acontecerem conosco mas acontecem. Conosco, com nossos parentes, filhos... Por isso, é importante agir em união pois a segurança, torna-se responsabilidade de todos. Torna-se um esforço para um bem que é comum e só traz dignidade e qualidade de vida para todos!
A equipe formada pelo Sargento PM Zeca, Soldado PM Garcez, Soldado PM Kátia e Cabo PM Valderci bloqueou a SP-66, próximo ao trevo de Luiz Carlos. Durante o bloqueio, um veículo Meriva de cor prata escapou do cerco tomando destino a Jacareí enquanto um Palio, também cor prata, parou bruscamente no meio da via, efetuando disparos contra a equipe de policiais militares. Enquanto isso, chegou o apoio das viaturas de Mogi das Cruzes e, os indivíduos que efetuaram disparos contra os PMs abandonaram o veículo e embrenharam-se no matagal. Utilizando-se de tirocínio policial, a equipe do Sargento PM Zeca permaneceu no local até o raiar do dia. A ocorrência culminou com a prisão da quadrilha que também possuía integrantes em Suzano. Também contaram com o apoio do Helicóptero da PM, o Águia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário