sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Polícias e Comunidade: em benefício de todos

Matéria publicada no Jornal D Guararema no dia 11 de fevereiro de 2012


O Capitão PM Elton conduzindo um dos
indivíduos presos no assalto da propriedade no bairro Cerejeira

Para se atingir bons resultados, principalmente na solução de problemas relacionados às comunidades, que são de interesse de todos, é extremamente necessário que as pessoas tenham em mente a união e o bem comum. Isso não fica diferente quando se trata de segurança pública. No entanto, o cidadão pensa que é muito mais cômodo deixar a segurança pública apenas nas mãos das Polícias Civil e Militar como se fossem onipresentes e únicas responsáveis.
Os policiais têm sim a responsabilidade de prevenir as ocorrências mas, é necessário ter acesso a dados, informações, testemunhos que só o cidadão comum possui. Fica impossível trabalhar com a ausência de informações... Tudo se complica um pouco mais quando falamos em zona rural onde as residências são afastadas umas das outras e, geralmente, de fácil acesso àqueles mal intencionados que conhecem bem a região.
Fica então, mais imprescindível ainda que os moradores de uma mesma comunidade se integrem e realmente olhem um ao outro. É importante que todos se conheçam, o que não é difícil em Guararema, que conversem, troquem informações e estabeleçam um contato fácil entre um e outro. Pode ser através de telefones, celulares, câmeras de monitoramento integradas e, a criação de códigos para que um morador da casa saiba se está tudo bem com o outro, ou se na casa do vizinho está tudo certo.
Dizem que na dificuldade é que sabemos a força da união e uma comunidade que é exemplo disso é a do bairro Cerejeiras, em Guararema. Lá, com o passar do tempo, os moradores desenvolveram amizade, união e artifícios para driblar problemas relativos à segurança. Isso tem acontecido em diversos bairros rurais de Guararema e tem dado muito certo! Só que tudo abrange também: facilidade de comunicação e informações claras e diretas para que os policiais possam atuar. O benefício é de todos!
Essa facilidade de acesso, em Guararema, é muito bem propiciada pelo Comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M, o Capitão PM Elton Luiz Ribeiro que, desde que chegou à cidade, estabeleceu contato direto com a comunidade. Desde as autoridades até as pessoas mais comuns que encontramos nas ruas. Dentro dos preceitos da Polícia Comunitária, Guararema hoje, possui policiais que estão empenhados em descobrir os anseios e as preocupações da comunidade. Atualmente, Guararema vive uma realidade onde o cidadão é incentivado a participar na identificação, priorização e solução dos problemas relativos à segurança pública da comunidade. Esse vínculo estabelecido entre Polícia e Comunidade, gerou confiança no trabalho das Polícias Militar e Civil e um retorno maior das informações passadas pelo cidadão.
O resultado? É muito visível e comprovado através de estatísticas positivas. A comunidade, dessa forma, está trabalhando unida em um sistema de cooperação mútua, com participação ativa e integrada aos organismos policiais. Essa é uma das formas mais eficazes de prevenção.
FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO LEVA À FRUSTRAÇÃO DE ROUBO À RESIDÊNCIA
Uma das ocorrências que foram coibidas pela Polícia Militar, no final de novembro do ano passado, graças às informações da comunidade, aconteceu no bairro Cerejeiras. No dia 29 de novembro, por volta das 10h, o Capitão PM Elton estava em uma reunião com populares no bairro Freguesia da Escada e recebeu uma ligação de um morador do bairro. O Capitão PM Elton ficou sabendo que na empresa rural do morador estava ocorrendo um assalto. Após saber dos detalhes, o Capitão PM Elton informou os outros policiais militares pelo rádio e prontamente, conduziu a viatura policial em que estava para a direção apontada pelo morador do bairro. Com o apoio de outras viaturas, o Capitão PM Elton deparou com o veículo descrito, com três indivíduos em seu interior, na Estrada vicinal José Marcelini. Fez sinal para que parassem mas eles fugiram rumo à SP 66 fazendo com que a viatura retornasse. Com informações de transeuntes, os policiais militares descobriram que o veículo Astra havia seguido pelo bairro Freguesia da Escada, rumo ao bairro Itaoca. Assim, com o apoio de outras viaturas, compostas pelo Sargento PM Cauchick, Soldados PMs Donizeti, J.Oliveira, Meissner além de outros policiais que encontravam-se em veículos próprios: Sargento PM Serafim, Sargento PM Agnaldo e Cabo PM Sanches, todos efetuaram um patrulhamento no bairro Itaoca com a certeza de que o veículo e os indivíduos estariam escondidos em alguma propriedade. Com o apoio do Helicóptero "Águia 06", do Grupamento Aéreo da PM de SP, o Astra foi localizado em uma das propriedades do bairro na qual os policiais abordaram todos que encontravam-se em frente ao imóvel. Todos foram revistados e detidos e o imóvel foi vistoriado. Ali encontrava-se o veículo estacionado no fundo da propriedade.
Em conversa, o indivíduo TFF, 20 anos, confessou que participou do roubo à propriedade localizada no bairro Cerejeiras, esclarecendo tudo o que havia acontecido. Indicou, então, aos policiais militares, o local onde havia jogado fora uma das armas utilizadas no roubo. Na Delegacia de Polícia de Guararema, foi constatado que um dos indivíduos que seria somente testemunha da invasão dos meliantes, também havia feito parte do roubo. MMM, de 24 anos, foi reconhecido pelas vítimas como um dos assaltantes e recebeu voz de prisão em flagrante.
Ainda por volta das 15h, os policiais militares Soldados PM Rodolfo e Silveira, entraram de serviço e foram ao local da propriedade roubada. Com informações de moradores, souberam que um dos meliantes, armado, conseguira fugir à pé. Realizaram então, o patrulhamento nas redondezas da linha férrea e localizaram no bairro Cerejeiras, outro dos indivíduos. Tratava-se de CEFSO, 25 anos que ainda estava com um revólver, calibre 38 e confessou a participação no roubo.
O veículo Astra, utilizado durante o roubo, foi reclamado, por volta das 20h, como furtado em São José dos Campos. O proprietário do veículo, AMS de 33 anos, disse que havia deixado o veículo estacionado em frente à sua residência, com chaves e documentos no seu interior. A Polícia suspeita que AMS seja o 4º indivíduo que fugiu da propriedade no Itaoca, enquanto o Águia 06 fazia o patrulhamento aéreo e ele será investigado como suspeito de ter participado do roubo.
O desfecho foi positivo. "Bastou um telefonema para que agíssemos e tivéssemos êxito", conclui o Capitão PM Elton.

Dicas de Segurança Comunitária:
- Verifique se em seu bairro não existem veículos abandonados, ruas mal iluminadas, ruas bloqueadas, mal sinalizadas, prédios e terrenos abandonados, locais de vandalismo e consumo de drogas, etc;
- Oriente as crianças sobre os problemas e locais perigosos do bairro;
- Trabalhe de forma integrada com as autoridades policiais e públicas. A solução dos problemas do seu bairro depende da sua participação ativa;
- Incentive discussões sobre a influência de jogos, brincadeiras e cenas de violência sobre o comportamentos de jovens e crianças;
- Denuncie crimes e atos de vandalismo (Disque Denúncia – Ligue para 181);
Isso envolve:
- Os vizinhos se conhecendo e trabalhando juntos na busca de soluções para problemas em seu bairro;
- A colaboração mútua faz com que um olhe pelo outro;
- Lembre-se, as forças policiais não podem estar em todos os lugares para saber se alguma coisa esta errada, mais com você elas podem;
- Se alguma coisa suspeita acontecer ligue imediatamente para a polícia (190 ou em Guararema: 4693-2459)
Fonte: Manual de Auto Proteção do Cidadão, desenvolvido pelo Setor de Comunicação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Site: http://www.polmil.sp.gov.br , em Dicas de Segurança, ao lado direito da tela, você encontra o Manual para ler na íntegra.

Integração e boa gestão traz qualidade de vida e dignidade

Matéria publicada no Jornal D Guararema no dia 28 de janeiro de 2012

2011, sem dúvida, foi um ano de resultados positivos para a segurança em Guararema. O trabalho da PM tem sido desenvolvido de maneira eficaz na 3ª Cia do 17º BPM/M, localizada em Guararema, sob o comando do Capítão PM Elton Luiz Ribeiro e como resultado, logo no início do ano de 2011, a Polícia Militar já havia ampliado sua área de atuação, conforme matéria publicada no Jornal D Guararema, em fevereiro, quando os índices de criminalidade do ano anterior já haviam diminuído. Foi possível, então, para os policiais militares que trabalham na cidade ampliarem a área de patrulhamento para maior número de bairros, como a Freguesia da Escada, Luiz Carlos, entre outros e, principalmente a Zona Norte da cidade. Tudo isso foi resultado do trabalho realizado com afinco e empenho pelos policiais da 3ª Cia PM que agiram nos bairros da cidade.

O trabalho da polícia é um dos mais complexos que podemos encontrar nos dias de hoje. A forma mais efetiva de combater o crime é fazer com que ele nunca ocorra, através do policiamento preventivo. Uma das formas da Polícia Militar atuar é realizando o policiamento de forma ostensiva, ou seja, desenvolvendo a atividade policial intencionalmente à mostra, visível, de forma que é evidente a presença da polícia para a população. Para isso, usa-se viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A simples presença do Policial Militar na rua faz com que um comportamento ou atividade irregulares deixem de acontecer, a ordem pública é mantida, reprime os crimes, contravenções, infrações de trânsito, etc., zelando assim, pelo respeito à legislação pelos indivíduos.
É importante acrescentar que a colaboração da população em geral é imprescindível pois a Polícia Militar possui um Programa Policial de Inteligência onde analisam dados tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil e voltam seu trabalho para as áreas de maior necessidade. Por isso é importante que existam as denúncias e registros de boletins de ocorrências.
Felizmente, a população guararemense tem colaborado bastante com o trabalho das Polícias Civil e Militar e também, graças a esse ponto, foi possível baixar os índices de criminalidade na cidade, facultando assim a ampliação da área de patrulhamento ostensivo.
Em 2011, segundo o Capitão PM Elton, além do aumento do patrulhamento com consequência direta na diminuição dos índices criminais também ocorreu a responsabilização penal dos infratores das leis. Todo o resultado, "fruto de um trabalho em equipe", ressalta o Capitão PM Elton, "pois os operacionais da polícia são motivados para o trabalho policial, sabem das metas de diminuição dos índices criminais e são acompanhados na produtividade profissional com devido reconhecimento pelos bons resultados".
De 2010 para 2011 o número de abordagens durante os trabalhos da polícia preventiva da PM, aumentou 24%. Foram 7.674 pessoas abordadas em 2011. Cerca de 6.903 veículos foram abordados, em Guararema, em 2011, aumentando o número de veículos abordados juntamente com seus ocupantes, em 64%, em relação a 2010.
Também foram recapturados 33% a mais de condenados em débito com a Justiça paulista e brasileira, delinquentes que poderiam prejudicar a sociedade num todo.
Outras medidas também foram importantes para o desenvolvimento do trabalho da 3ª Cia PM do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano. O Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, promoveu, durante o ano de 2011, uma reunião entre comandantes das Companhias da Polícia Militar que fazem limites com Guararema. O objetivo principal da reunião foi a integração das Companhias no sentido de estreitar o relacionamento entre elas para agilizar os contatos e auxiliar no planejamento dos atendimentos às ocorrências. Os comandantes e suas Cias começaram a trocar informações que facilitaram a prisão de indivíduos que atuam nas áreas limítrofes dos municípios envolvidos, praticando atividades criminosas. A troca de informações produziu frutos logo em seguida, em ocorrências de vulto como a prisão de indivíduos, que renderam um vigia de um banco localizado em Mogi das Cruzes, utilizaram explosivos e roubaram um caixa eletrônico que funcionava dentro de uma empresa. Após o roubo, tomaram rumo ignorado e, a Polícia Militar, desconhecia até, o tipo de veículo utilizado na fuga. Sem informações, os policiais militares da 3ª Cia do 17ºBPM/M (Guararema) e da 1ª Cia (Mogi das Cruzes), passaram a efetuar diligências, ou seja, cercos com o objetivo de interceptar qualquer veículo que passasse.
Em agosto, outra ação de marginais culminou em flagrante, graças à trocas de informações com o 41º BPM/I, localizado em Jacareí. Os policiais militares Soldado PM Anderson e Soldado PM Juventino foram acionados devido a um roubo e imediatamente deslocaram-se para o local. Ao chegarem, encontraram a vítima que passou as informações para os policiais militares. As informações foram passadas para o 41º BPM/I, localizado em Jacareí e, os policiais militares Sargento PM Bruguinoli, Soldado PM Casarin e Soldado PM Carlos, da Força Tática, conseguiram localizar os indivíduos, prendendo-os em flagrante. Esse estreitamento entre as Cias, resultou em dados positivos como no caso dessas ocorrência.
A contribuição da população também é primordial. Várias ocorrências foram solucionadas com as informações de populares que estabeleceram contato direto com a Polícia Militar. As Polícias Civil e Militar, unidas com o cidadão, evitam sequestros, salvam vidas, prendem traficantes de drogas... Parecem fatos longínquos de acontecerem conosco mas acontecem. Conosco, com nossos parentes, filhos... Por isso, é importante agir em união pois a segurança, torna-se responsabilidade de todos. Torna-se um esforço para um bem que é comum e só traz dignidade e qualidade de vida para todos!
A equipe formada pelo Sargento PM Zeca, Soldado PM Garcez, Soldado PM Kátia e Cabo PM Valderci bloqueou a SP-66, próximo ao trevo de Luiz Carlos. Durante o bloqueio, um veículo Meriva de cor prata escapou do cerco tomando destino a Jacareí enquanto um Palio, também cor prata, parou bruscamente no meio da via, efetuando disparos contra a equipe de policiais militares. Enquanto isso, chegou o apoio das viaturas de Mogi das Cruzes e, os indivíduos que efetuaram disparos contra os PMs abandonaram o veículo e embrenharam-se no matagal. Utilizando-se de tirocínio policial, a equipe do Sargento PM Zeca permaneceu no local até o raiar do dia. A ocorrência culminou com a prisão da quadrilha que também possuía integrantes em Suzano. Também contaram com o apoio do Helicóptero da PM, o Águia.