quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O pré-candidato a vereador de Lorena, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, recebe Diploma de Honra ao Mérito

Capitão PM Elton recebendo a honraria das mãos do Presidente da
Câmara Municipal de Guararema, Dirceu Jacinto Granato
]O pré-candidato a vereador de Lorena, Capitão PM Elton Luiz Ribeiro, recebeu no último dia 15, a honraria do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Câmara Municipal de Guararema. Esse evento acontece todos os anos por ocasião das festividades do aniversário da cidade e concede honrarias às pessoas que prestam serviços relevantes, tornando-se agentes transformadores da comunidade. É o caso do Capitão PM Elton que, assumiu no dia 13 de julho de 2010 o comando da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano que está localizada em Guararema e atende também aos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. Em pouco tempo de comando, foi notória a melhoria na qualidade da prestação de serviços da Polícia Militar, pela integração com demais autoridades e pela sua presença constante nas ruas baixando, inclusive, os índices de criminalidade na cidade. Esses foram alguns dos motivos que levaram ao reconhecimento da Câmara Municipal de Guararema pelo seu trabalho em prol dos cidadãos.

Quando o Capitão PM Elton chegou à 3ª Cia, encontrou a tropa desmotivada e com baixa autoestima. Imediatamente, com perfil motivador e consciente do seu papel como comandante, o Capitão PM Elton notou que deveria adotar atitudes para a melhoria do bem estar dos policiais, bem como, a motivação deles para o serviço de segurança pública

Assim o fez, otimizando o labor Policial Militar em todo o município; aplicou com entusiasmo o Policiamento Comunitário, como forma de enaltecer bom canal de comunicação com o cidadão, visando sobretudo a satisfação das pessoas quanto aos seus anseios de segurança pessoal  e  patrimonial.

Hoje, a realidade da vida profissional dos colegas do Oficial PM se modificou. O ambiente de trabalho tornou-se saudável e a autoestima de todos foi recuperada. Os policiais trabalham com motivação, sob o comando do Capitão PM Elton, proporcionando ótimos resultados ao combate à criminalidade e, com presença reconhecida de forma muito positiva.

Além dessas atitudes, o Capitão PM Elton participou de várias operações que trouxeram bons resultados em diversas áreas da sociedade principalmente no combate ao tráfico de drogas que é um fator depreciador da sociedade e da família.

Elton Luiz Ribeiro nasceu na Santa Casa do Município de Lorena, em 17 de janeiro de 1967. Filho do saudoso Antonio Gomes Ribeiro e de Solange Meloni Ribeiro. Aos 44 anos de idade, o Capitão PM Elton é casado com Gleice Aparecida Rodrigues de Azevedo, com quem tem dois filhos: Vida Azevedo Ribeiro e Iago Azevedo Ribeiro.

Cresceu estudando em bons colégios públicos, e começou a trabalhar como balconista com apenas 15 anos de idade. Serviu ao Exército Brasileiro, no antigo 5º Batalhão da Infantaria de Lorena, de onde saiu como Cabo. Iniciou carreira pública na Polícia Militar Paulista em 1985 como Soldado e em 1987 já era Sargento. Em 1990, entrou na Academia do Barro Branco e em dezembro de 1994 graduou-se Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Sempre buscando aperfeiçoar-se, pós graduou em Segurança Empresarial na Universidade Anhembi Morumbi e em Ciências do Direito na Universidade Cruzeiro do Sul, ambas em São Paulo, além da pós-graduação em Administração Pública e Gerência das Cidades. Especializou-se no policiamento através de diversos cursos. A promoção a Capitão PM veio em 2009

Mesmo trabalhando em Guararema, o Capitão PM Elton continua morando em Lorena, e empenha esforços para deslocar-se diariamente. Em 2012, o Capitão PM Elton encerra sua carreira militar, após 26 anos de Corporação e está preparado para candidatar-se a vereador de Lorena pela segunda vez, pelo PRP (Partido Republicano Progressista), um partido novo e atuante cuja diretoria é formada por expoentes da cidade. Em 2008, o Capitão PM Elton foi candidato a vereador pela primeira vez, alcançando 813 votos (o que é significativo em uma eleição onde outros candidatos assumiram o cargo com 730 votos) e permanecendo como suplente. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PM estoura desmanche e prende 2 acusados

Saiu no jornal Mogi News, dia 31 de agosto de 2011


Policiais da 3ª Companhia do 17° Batalhão da Polícia Militar estouraram na tarde de ontem um desmanche clandestino em Guararema. No local foram presos o comerciante Raphael Linhares de Souza, de 29 anos, e André de Novaes, 33. Eles já tinham cortado pelo menos sete veículos. A dupla teria oferecido R$ 30 mil aos policiais para não ser presa e, além da receptação, deve responder pelo crime de corrupção ativa.

O desmanche funcionava em uma casa na rua Suíça, no bairro Chácara Guanabara. O local é uma rua sem saída e foi encontrado pela PM por meio de uma denúncia anônima. "Essa ocorrência é fruto de um trabalho de conscientização que a PM tem feito com os moradores de Guararema. Como temos áreas muito extensas e distantes para cobrir, pedimos para que os moradores denunciem todo e qualquer tipo de lugar suspeito", explicou o comandante da 3ª Companhia, capitão Elton Luiz Ribeiro.

Assim que os policiais chegaram no imóvel denunciado, ouviram barulho de serra e esmeril e quando entraram na casa, flagraram Souza e Novaes no momento em que cortavam um Fiat Doblô branco, placa DYC-2373. Esse automóvel tinha sido roubado há pouco mais de uma semana em São Paulo.

No desmanche clandestino os policiais conseguiram identificar um Renault Sandero 2011 que também tinha queixa de roubo em São Paulo, além de outros cinco veículos que não puderam ser identificados. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no imóvel e avaliaram todas as peças para tentar, posteriormente, fazer a identificação de cada veículo.


Corrupção
No momento da abordagem policial, Souza e Novaes teriam oferecido R$ 30 mil para que os policiais não os levassem para a delegacia. O caso foi comunicado à Delegacia Central de Guararema, mas até o fechamento desta edição o flagrante não tinha sido registrado.